segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"foi quando meu pai me disse: -filha, você é a ovelha negra da família"


eles nunca me entenderam. e a gente sempre brigou.
eu fui a filha que deu/tem problema.
eu nunca soube ser o que queriam, o que pediam.
não fui à igreja, não agredeci e nem fui gentil.
eu disse o que queria dizer, bati o pé, saí de casa.
e eu não me guardei pra depois do casamento. e tenho tatuagem.
não fui bem na escola; não entrei na universidade pública e nem consegui bolsa na particular.
eu nunca disse de verdade onde eu iria. e eu menti/minto quase o tempo todo.
e se não me fosse perguntado o que eu gostaria de ganhar de presente de aniversário, sempre ganhava  coisas que eu nunca usaria ou que não tivessem nada a ver comigo.


agonizei durante anos pela faltam que me faziam, pela falta de amparo.
pagar as minhas contas pra eles significam o amor que dedicam por mim.
e quando ele foi embora me impediram de o ver, quando ele foi embora guardaram os nossos retratos como se esse papel fosse deles.
mas nunca me perguntaram o que eu sentia, como eu me sentia. nunca me ofereceram um colo pra chorar e nem me levaram pra tomar café.
eles nunca souberam do que eu gosto. nem sabem o curso que faço na faculdade.
eles não pedem mais pra que eu desligue a televisão porque está tarde. eu fico tanto do lado de fora.

eu aprendi a ser sozinha e não pinto mais meus almanaques da turma da mônica.
eu só lido com palavras monossilábicas por telefone e quando a gente tenta conversar sempre termina em discussão...
às vezes estamos no carro e ele tenta bater o carro pra me calar.

eu gostava de andar de bicicleta. e eu gostava de ficar em casa. mas de repente eu cresci e alguma coisa me faltou.
eu sabia futebol e ele nem sabia. minha banda favorita é beatles e ele nem sabe disso, criticou meus livros, criticou minhas músicas, minhas fotos, exigiu coisas que nunca fizeram sentido.

nós não nos abraçamos. nós sentimos incômodo na presença do outro. e eu odeio quando ele corta a grama do vizinho e deixa meu telhado pingar.

eu sinto falta de coisas que nunca tive. mas principalmente de todas elas, eu sinto falta do respeito.
porque eu não faço o que querem, porque eu não sei abrir mão das coisas que eu acredito, que eu gosto, eu não abro mão de quem sou e eu quero respeito por isso... por ser quem eu sou.

os anos têm passado e estamos ficando pra trás... eu mal terei histórias pra contar pro meus netos, pros netos deles... eu não quero contar as brigas e o enfrentamento que tenho com eles o tempo todo.
os anos estão passando e eu estou ficando cada vez mais amarga com eles e já não há espaço para afeto.

e mesmo com tudo que (não) passamos, eu só queria que me respeitassem, que respeitassem meu espaço e a minha vida, porque eles tentam fazer parte dela mas não perceberam que já não fazem há muito tempo...
o principal fica sempre escondido, sempre guardado, e ainda não perceberam que eu cresci. não perceberam que é tarde pra cobrar laços que nunca existiram. eu os amo incondicionalmente, mas eu não posso deixar de ser quem eu sou. e não abro mão disso, não importa o preço que eu pague por isso... eu nunca tive medo de ficar com uma mão na frente e outra atrás.... não tenho muito o que perder.
eu sou aquariana.

9 comentários:

  1. Menina... eles não sabem o que estão perdendo...

    Eu teria orgulho de ter uma filha como você... cheia de crenças, cheia de vontades... enfim..cheia de vida.(e olha que sei bem o que é isto, pois tenho 4, uma inclusive casada)..

    Só não tenha mágoas, nem rancores...

    Eu não conheço a história do cisne negro, mas se houver uma sobre a ovelha negra, você seria a mais linda ovelha negra que já passou por aqui..

    Um beijo, neste coraçãozinho..

    ResponderExcluir
  2. As vezes os pais não entendem porque somos assim, porque pensamos e sentimos assim, mas o erro deles é não tentar entender, difícil, somos olvelhas negras menina, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Somos idealistas, minha querida... não exatamente no sentido filosófico da coisa... mas, apenas defender "o ideal" [se é que você me entende...]

    beijos, Erica Augusto
    http://duplotriplomultiplo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. sabe , eu demorei a voar,
    a gente precisa de uma identidade, e isso não quer dizer falta de amor!

    ResponderExcluir
  5. Total identificação com o texto.

    Queria ter escrito.

    ResponderExcluir
  6. O tempo cura tudo.
    Um dia você os entenderá. E, um dia, com certeza, eles a entederão.
    Mesmo que seja dificil, valorize todos minutos quando estiverem juntos (não necessariamente ao lado).
    Eles (um dia) faltarão.

    ResponderExcluir
  7. Oi..como vai?mal neh
    Nao acho que nao
    Sabe ja passei por isso. Vc vai oh nao me diga..Serio quem bom. superou legal...e bla bla bla
    Mas a verdade, sei lah e a seguinte, eu era mais forte quando passa por isso... sabia das coisa e sabia quando...magico.So que chegou um momento que nao havia espaço pra mais nada.Sempre fechada, largada no mundo sozinha e o pior e que minha solidao tava me afetando, algo que nao me ocorria.
    Descobri as duras penas que o problema nao era eles, e sim a forma como me criaram. Chegou um tempo que tinha que colocar pra fora tudo que agonizava em mim. a conclusao é que eles nao mudam, mas eu sim.
    Pode acha bobagem, mas falar funciona, nao precisar usar palavra pode simplesmente escrever e enviar pra alguem, o retorno é impressionante.Saber que nao é so vc que existe e tudo que esta acontecendo é culpa sua (nao me leve a mal, é so uma opniao) por ser egoita e nao explicar que vc quer.Ah mais pessoas gritam entao fale baixo, mas elas nao me ouvem entao desenhe, elas nao me entendem entao use artificios que elas custumam entender. Isso nao é perder seus valores ou direitos. É uma outra forma de coloca-los em pratica e receber os resultados.
    É a sua vida moça, rapaz... enfim Tangerina. A vida pode ser mais colorida se vc estiver dispoto a ver arco-iris e lembre nao é pelos outros e sim por vc. Pode parece bobagem, coisa de credores fervorosos, nao que tenha algo contra, é so uma forma de ver, as pessoas cortumam dizer que exengam muito mas na verdade elas so costumam falar. Ouvir é dificil, mas o quase impossivel é ouvir calado ou nao(ninguem precisa ser ou se passar pro cristo)e utilizar na vida aquilo que se escuta. E as vezes pode ocorrer de perde e pensa em todas as possibilidades que podiam ser feitas para nao ocorrer a perda, entao vc aprende e utiliza tomando cuidado pra nao perder as proximas...Acho que vc ja é bem gradinha(o) e saber como si virar e nao pecisa de receita do bolo da vida...Mas olha a idade que tem nao perca mais tempo, troque de lugar com vc mesma e perceba seus erros. A culpa pode nao ser toda sua porem lembre ha sempre uma parcela de culpa... Ai vai uma reflexçao de alguem que se importou. ah le de coraçao aberto sei que é grandinho mas acho que vale a pena
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  8. "porque eu não faço o que querem, porque eu não sei abrir mão das coisas que eu acredito, que eu gosto, eu não abro mão de quem sou e eu quero respeito por isso... por ser quem eu sou. (...) eu os amo incondicionalmente, mas eu não posso deixar de ser quem eu sou. e não abro mão disso, não importa o preço que eu pague por isso... eu nunca tive medo de ficar com uma mão na frente e outra atrás.... não tenho muito o que perder.
    eu sou aquariana."

    Sem mais...

    ResponderExcluir